terça-feira, 15 de junho de 2010

Risoto! ;-) Médio/Fácil. 30 min.



   Existem centenas de receitas de risotos. Mais "molhadinhos", mais soltos, com sabores fortes ou suaves... Geralmente quando pedimos um risoto em um bom restaurante somos servidos com uma receita italiana, onde o risoto vem bastante cremoso. Esta é a receita de base que vamos ver hoje. A partir dela você pode fazer dezenas de variações com ingredientes e temperos diferentes. O importante é aprender bem a receita de base.
   Antes de mais nada você vai precisar de um arroz específico para este tipo de risoto. O mais comum é o do tipo arbório (primeira foto). Geralmente uso as principais marcas encontradas nos grandes supermercados, como a La Pastina (segunda foto). Por que o tipo de arroz é importante? Por uma razão simples, as variações de espécie de arroz tem características muito diferentes. O arroz que a gente usa no dia a dia em casa em geral fica bem soltinho, por exemplo, e isso é tudo o que não queremos num bom risoto italiano. Por isso usamos uma espécie de arroz com um teor maior de amido, que, naturalmente, deixa o prato mais cremoso.
   O modo de preparo dos risotos é muito simples. Dá um pequeno trabalho porque você vai precisar ficar mexendo sempre - ou seja, esta é uma receita que é fácil, mas levemente trabalhosa. Uma boa panela com um fundo grosso é importante neste preparo. Panelas muito fininhas tendem a queimar o risoto ou a fazer com que o mesmo fique pregado nas regiões mais quentes. Panelas com fundos mais grossos distribuem melhor o calor, de forma mais uniforme e vão facilitar o seu trabalho.

Ingredientes básicos (para duas pessoas):
200g de arroz tipo arbório;
1,5 litro de caldo de legumes;
02 colheres (sopa) de manteiga;
1/2 cebola (média) picada;
01 dente de alho amassado;
100 ml de vinho branco seco;
Azeite;
Manteiga para finalizar;
Sal a gosto.

Modo de preparo:

   Prepare o caldo de legumes derretendo dois cubinhos de caldo de legumes em 2 litros de água. Deixe ferver. Se você tiver tempo e paciência prepare seu próprio caldo de legumes ao invés de usar este industrial, mas se precisar de algo mais rápido dois desses cubinhos vão salvar sua vida! ;-)
   Assim que o caldo estiver fervendo aqueça outra panela (com fundo grosso) e derreta duas colheres de sopa de manteiga com um pouco de azeite junto. Refogue rapidamente a cebola picada e o alho amassado (sem que eles fiquem dourados). Coloque o arroz e refogue por 2 a 3 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho branco. A panela vai dar uma "chiada". Deixe o vinho evaporar.
   Aqui começa uma etapa importante do risoto, que vai definir o resultado final. Assim que o vinho evaporar você vai acrescentar o caldo de legume aos poucos, apenas até começar a cobrir a camada de arroz e vai mexer constantemente. O caldo vai em parte ser absorvido pelo arroz e em parte evaporar. Coloque mais caldo e continue mexendo. Este processo leva em torno de 18 minutos nas CNTP (o tempo de cozimento vai depender da altitude da sua cidade. Quanto mais alta for sua cidade mais tempo vai levar. Lembra das famosas "CNTP" do seu segundo grau? Rs!). Como você vai saber que a receita está pronta? Experimentando. O ponto ideal do arroz é cozido "al dente", ou seja, levemente durinho. Se você não gosta assim é só deixar um pouco mais no fogo. Mas lembre-se, assim que você desligar o fogo seu risoto ainda vai continuar cozinhando por causa do calor da panela. Então é melhor desligar um pouquinho antes do que um pouquinho depois. Um passo importante é corrigir o sal apenas no final do cozimento. Se você coloca o sal no começo do preparo, junto com o arroz, a tendência é o risoto ficar salgado demais no final (por causa do caldo de legumes, que também já é salgado). Assim, você vai incorporando o caldo aos poucos e, quando o risoto estiver quase pronto, você experimenta e corrige o sal, ok?
   Assim que a etapa anterior acabar é hora de dar um brilho final no seu prato para ele chegar ainda mais apetitoso à mesa! E como fazer isso? Manteeeiiigaaaaa! Finalizado o preparo adicione uma ou duas colheres de manteiga (a gosto) sobre o risoto e tampe. Espere 2 minutos até a manteiga derreter (você pode colocar um pouco de parmesão ralado na hora neste momento também, fica muiiitooo bom! Só não use aqueles de saquinho que são horrorosos!). Mexa levemente para "mantecar" todo o risoto e "voilá", tudo pronto! Sirva imediatamente.

   Aí você vai me perguntar: isso é risoto do que? O risoto não é seu? Dê a ele o nome que você quiser, oras! Rs! "Risotto ao aroma de legumes e parmesão", olha que chique! :-)  Se você acrescentar alguns ramos de alecrim no caldo de legumes seu risoto virou um "Risotto de legumes aromatizado ao alecrim"! Tá podendo, hein! ;-)  Outra variação e nome? Coloque um pouco de açafrão da terra (conhecido também como coloral) no caldo de legumes e algumas folhas de sálvia... pronto, virou um "Risoto de açafrão aromatizado com sálvia". Não estou falando que vc tá podendo?! ;-)

   Um bom vinho branco ou tinto (dependendo dos ingredientes que você acrescentou ao seu risoto) acompanham bem um prato desses. "Enjoyre" ;-)







2 comentários: